terça-feira, 18 de maio de 2010

Microsoft copia Google e lança pacote de programas integrados ao serviço de e-mail

PowerPoint

A Microsoft apresentou nesta terça-feira (18) a nova versão do Hotmail. A principal novidade é uma ferramenta bastante familiar para quem usa o Docs, conjunto de serviços do Google em que é possível criar e compartilhar arquivos pela internet.

Agora, a empresa de Bill Gates também vai integrar o pacote Office ao e-mail, permitindo que os usuários visualizem e editem arquivos no formato dos programas Word, Excel e PowerPoint pela web.

As novidades serão implementadas a partir de junho e a expectativa é que todos os usuários do Hotmail tenham acesso às novas ferramentas até o fim do ano. O serviço de e-mail da Microsoft é o mais usado no mundo, com 360 milhões de usuários. No Brasil, 47 milhões de internautas usam o sistema.

A ideia da empresa é tornar o serviço de e-mail mais integrado com outros sucessos da marca, como o Live Messenger (popularmente conhecido como MSN Messenger). Os usuários do Hotmail vão poder bater papo com seus contatos do programa de troca de mensagens instantâneas sem sair precisar baixar arquivo algum. A lista de contatos aparece ao lado da lista de e-mails.

O envio de fotos ficou muito mais fácil e rápido. Ao usar o novo Hotmail, o usuário tem a possibilidade de enviar e receber fotos em anexo - nesse caso, elas podem ser visualizadas em miniaturas antes de serem baixadas - ou por meio de um recurso que hospeda as imagens em um servidor externo. Nesse caso, as fotos podem ser vistas como em um grande álbum sem sair da caixa de entrada das mensagens. O Hotmail vai permitir o envio de até 200 anexos por mensagem, cada um com no máximo 50 megabytes (MB), o que dá um total de 10 gigabytes (GB) por e-mail.

Uma das prioridades da empresa foi a organização dos e-mails a começar pela busca, que apresenta sugestões de resultados divididos em categorias como mensagens recebidas, enviadas ou que contenham o termo no espaço “assunto”.

O novo Hotmail tem um sistema que recebe e-mails de outras contas como o Gmail, seu principal adversário.

Em um primeiro momento, para usar os programas online será preciso acessar o sistema de e-mail, mas a Microsoft promete para ainda este ano a integração do pacote online com o Office 2010, que é instalado no computador – ainda não há data para que o software chegue ao consumidor final.

Créditos: R7

0 comentários: