quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Aprenda a investir em ações

Para investir em ações, é necessário, em primeiro lugar, procurar uma corretora de valores mobiliários – a maioria dos bancos tem uma ou pode indicar uma corretora parceira. A escolha do corretor é muito importante, pois, além de administrar o seu dinheiro, ele é quem irá orientar suas primeiras aplicações.

A maioria das corretoras exige que seja investido um valor mínimo na primeira compra de ações, mas isso não é regra. Também são cobradas taxas de administração e cada corretora tem seus próprios custos. Por isso, o ideal é pesquisar os preços e avaliar quais serviços são oferecidos.

O segundo passo é escolher as ações das empresas que serão compradas. O corretor pode ajudar a descobrir o que é melhor para você.
Feito isso, comece a acompanhar informações sobre o mercado financeiro para saber se as ações compradas por você estão se valorizando e se você irá mantê-las ou vendê-las para comprar papéis de outra empresa. Para fazer isso, o investidor entra em contato com a corretora e envia uma ordem de compra ou de venda das ações.

O valor equivalente às ações que foram compradas será descontado de uma conta aberta pela corretora em seu nome. Em seguida, as ações serão depositadas na chamada conta de custódia, na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), instituição responsável pela venda e pela guarda (a custódia) das ações.

Créditos: R7

0 comentários: