quarta-feira, 29 de abril de 2009
Coca-Cola adota modelo de remuneração por resultado
A Coca-Cola anunciou durante uma conferência da Association of National Advertisers (ANA), que pretende adotar um padrão de remuneração por resultado. Segundo o modelo, as agências receberão de acordo com seus resultados. Assim, se as metas não forem atingidas, somente os custos serão cobertos. Já os trabalhos que alcançarem alto grau de excelência poderão ter até 30% de lucratividade.
Apesar de ter sido adotado por poucos anunciantes, o modelo de remuneração baseado no rendimento tem sido debatido na indústria durante a última década. Entre os que seguem o padrão está a Procter&Gamble, que utiliza essa remuneração para 12 de suas marcas.
Para Sarah Armstrong, diretora de mídia global da Coca-Cola, as agências devem atrelar seus lucros a performance. "Queremos que nossas agências ampliem sua lucratividade, mas que não a tenham garantida. Desejamos que elas obtenham lucro e sejam saudáveis, mas que atrelem isso a performance", afirma.
Armstrong ainda ressalta que as agências foram avisadas da mudança para que pudessem debater a proposta. "Houve algumas questões levantadas, mas nossas agências leram as notícias nos últimos anos e sabem o que a P&G fez. E elas sabem que em algum momento as coisas poderiam tomar esse caminho no mercado. Só não imaginavam que seria da nossa parte", disse. O novo modelo deve começar a ser utilizado em 35 países e fará parte de todas as relações da Coca-Cola com as agências de publicidade e mídia até 2011.
Com informações do AdAge
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