sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sistemas operacionais online: saiba como ter um lugar seu na Internet


Já pensou em ter um "computador" na internet? Os desktops online permitem não só armazenar seus arquivos, mas também ter os programas que mais usa, poder personalizar tudo, não ocupar memória no computador que estiver usando e poder acessar tudo de qualquer lugar.
Além da comodidade, os sistemas operacionais online são uma boa saída para quem não tem um computador em casa. Segundo o Comitê Gestor da Internet, as lan houses e telecentros são responsáveis por mais da metade dos acessos à rede no Brasil. Deste modo, é fácil resolver o problema de não usar sempre o mesmo computador.
A mesma regra vale para aqueles que usam a internet o dia todo do computador do trabalho, e à noite gostariam de acessar seus dados do conforto de sua casa.
Os sistemas operacionais online são uma espécie de computador virtual que pode ser criado gratuitamente e ser acessado de qualquer máquina conectada à internet pelo seu navegador - seja ele o Internet Explorer, Firefox ou Safari.
Mas vale lembrar que a maioria apenas realiza tarefas pouco complexas, como navegar na rede, ler e enviar e-mails, editar documentos e salvar arquivos.

Como funciona

Criados ainda na metade dos anos 90, os sistemas operacionais online - na realidade, o termo correto é "desktop online" - são programas que rodam a partir do navegador de internet e que executam programas longe da máquina "hospedeira", que serve apenas para fazer a ponte entre o usuário e o grande servidor onde todos os comandos são processados. Complicado? Nem tanto.
Imagine que o mouse, teclado e monitor de seu computador estejam ligados à uma grande CPU que está milhares e quilômetros de distância. É lá que todos os comandos do usuário são recebidos, processados e executados, sem que a máquina que esteja do seu lado participe efetivamente de qualquer tarefa - para ela, o usuário apenas está acessando uma página da web. Dentro dessa página, há um novo desktop, com todos os programas, arquivos e configurações do usuário, que estão seguros contra ataques de vírus, formatações acidentais e outros acidentes de percurso.
Por João Brunelli - UOL

Veja os desktops online que você pode utilizar:

Desktop Two - Desenvolvido pela Sun Microsystems, conta com o OpenOffice, Acrobat Reader, comunicador instantâneo compatível com MSN e Gtalk, leitor de RSS, ferramenta de blog, media player e tem 5 GB de capacidade de armazenamento.

GlideOS - Além de ter a opção de customizar sua aparência e de ser em português, conta com uma suíte de escritórios, editor de imagens, leitor de e-mail e oferece 10 GB de capacidade para seus arquivos.

EyeOS - De longe a opção com visual mais "clean" entre os testados, oferece navegador próprio, catálogo de endereços, suíte de escritórios, calendário e se arrisca até mesmo um jogo de xadrez. De quebra, se assemelha bastante a um desktop 'de verdade' e tem diversas opções de personalização. Por essas e outras, o serviço afirma ter mais de 400 mil usuários.

G.ho.st - Com visual espalhafatoso, o G.ho.st tem 3 GB de disco para os arquivos do usuário, suíte de escritórios e diversos gadgets que podem serem instalados em seu desktop, como relógio, leitor do Twitter e e lembretes. É de propriedade da Benchmark Capital, empresa investidora do eBay.

Cloudo - Lançado em janeiro de 2009, o Cloudo tem visual inspirado na plataforma KDE, que também equipa diversas distribuições do Linux e chega até a ensaiar um visual no estilo Aero do Windows Vista e 7 em suas janelas. Apesar de ser muito bonito, sua oferta de programas ainda é muito pequena em relação a seus concorrentes. Em fase de testes, sua versão final deve sair apenas em 2010.

Lucid Desktop - Qualquer um que já tenha usado uma versão do Linux equipada com o Gnome irá se sentir em casa com o Lucid Desktop, que tem a mesma cara do Ubuntu, por exemplo. Além disso, conta com navegador de internet, editor de texto e media player.

iCube Online Operating System - Praticamente um irmão gêmeo do Windows em seu visual clássico, ele conta com cliente de e-mail, leitor de PDF, editor de imagem e navegador de internet. O único problema é o espaço em seu disco virtual: apenas 10 MB.

0 comentários: