sábado, 22 de novembro de 2008

Amazonas terá Wi-Fi gratuito em 90 dias


Dentro de três meses, o Estado do Amazonas começa a implementar um projeto que vai garantir acesso público gratuito à internet sem fio em todos os municípios do interior.
A fornecedora Hughes, que ganhou um contrato com a Prodam (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Amazonas), vai implementar o acesso sem fio em quatro municípios - Manacapuru, Itacoatiara, Tefé e Tabatinga – dentro de 90 dias.
O contrato de R$ 51 milhões divididos em 36 meses garante que cada um dos 61 municípios do Estado – excluindo a capital Manaus – tenham ao menos 15 pontos de acesso à internet sem fio.
A rede será usada para conectar órgãos públicos e telecentros. Além disso, todos os municípios terão direito a pelo menos um hotspot público, com acesso à internet via Wi-Fi aberto à população.
“Quem define o local é o município, mas provavelmente serão locais movimentados, como praças centrais ou áreas de concentração de hotéis”, explica Rafael Guimarães, diretor de marketing da Hughes.
A Hughes leva a conexão até os municípios via satélite e distribui o acesso local via redes Wi-Fi e WiMax. Cada município terá direito a velocidade de 4Mbps para download e 1,5 Mbps para upload, distribuído entre todos os usuários.
Segundo Guimarães, o desempenho deverá ser satisfatório, pois tratam-se de municípios com menos de 3 mil habitantes, em sua maioria.
O cronograma prevê que toda a instalação seja concluída em 36 meses. Na primeira fase, 15 municípios receberão a infra-estrutura prevista, o que inclui rede wireless conectando os órgãos públicos, um telecentro com 10 computadores - instalado pelo próprio município - e um hotspot. Na segunda fase, os outros 46 municípios serão beneficiados.
Fonte: Daniela Moreira, de INFO Online

0 comentários: