sábado, 14 de março de 2009

Mídia online faturou R$ 1,6 bilhão em 2008


O Ibope Nielsen Online anunciou nesta última quinta-feira (12) os resultados da sua nova métrica de mídia online. Baseada em dados do Monitor Evolution, o levantamento apontou um faturamento de R$ 1,6 bilhão em publicidade online durante 2008, o que representa 2,7% do bolo publicitário no Brasil.

Os dados utilizados foram obtidos juntos aos seis principais portais do país (UOL, Terra, iG, Globo.com, Yahoo e MSN). Juntos, esses sites possuem 91% de toda a audiência online. A medição se baseia nos preços que constam das tabelas que cada portal usa para negociar publicidade.

Os banners são o principal meio de faturamento da mídia online, com 82% da receita. Em seguida aparecem os selos e botões (10%), anúncios em DHTML (5%) e outros (3%). Já os pop-ups são responsáveis por apenas 1% da receita no Brasil.

Entre os maiores anunciantes estão o setor financeiro e de seguros, que geram 29,1% do faturamento. Em segundo está o setor de veículos e acessórios, com 16,1%, seguido por telecomunicações, 11,8%, e bebidas, 7,6%.

Até o momento, o mercado de mídia online se baseava apenas nas métricas feitas pelo Instituto Inter-Meios. O instituto se baseava em dados consolidados, junto à PricewaterhouseCoopers, sobre o faturamento de 22 empresas de mídia online não especificadas.

Segundo os levantamento do Inter-Meios, a publicidade online no país faturou R$ 759,3 milhões em 2008, representando um crescimento de 44,1% em relação ao ano anterior.

Com informações do IDG Now!

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