sexta-feira, 13 de março de 2009

Carrefour lucra 31% mais na América Latina


No balanço do Carrefour, divulgado ontem em Paris, o bom desempenho na América Latina - em particular no Brasil - destoa do resto do mundo. As vendas da varejista francesa na região cresceram 27,9%, totalizando 10,5 bilhões de euros em 2008. Ainda mais representativo foi o aumento de 31% no lucro operacional dos negócios, para 395 milhões de euros. Essas operações incluem os supermercados no Brasil, na Argentina e na Colômbia. Na Europa, ao contrário, os números são desalentadores. Obrigado a baixar os preços para manter-se competitivo, o Carrefour amargou uma queda no lucro operacional de 3% na França e de 5,1% no restante da Europa em 2008. Na América Latina, o grande destaque foi o Atacadão, segundo agências de notícias. A maior rede brasileira de "atacarejo", modelo híbrido de atacado com hipermercado que só existe no país, foi comprada pelo Carrefour em 2007 e deu novo ânimo aos negócios da multinacional francesa. Antes da aquisição, o grupo até colocou em dúvida sua atuação no país devido à série de problemas enfrentados ao longo desta década. "O Brasil permanece como prioridade de investimento da matriz, em nível mundial, e por isso mantemos o nosso plano de expansão que prevê investimentos da ordem de R$ 1 bilhão (US$ 434.8 milhões) para 2009 e mais R$ 1 bilhão (US$ 434.8 milhões) para 2010", afirmou o diretor-superintendente do Carrefour no Brasil, Jean-Marc Pueyo. Neste ano, a empresa prevê inaugurar 70 lojas, entre todas bandeiras, e deve expandir também a cadeia de serviços, como postos de combustíveis e drogarias.
Fonte: Valor Economico

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