quinta-feira, 26 de março de 2009

Curiosidades: Casa Branca tem réplicas pelo mundo

Antes, os turistas podiam ser guiados pelos coloridos salões da residência presidencial dos Estados Unidos. Hoje, em Washington, só resta a visão de longe. Quem quiser chegar mais perto, ou até comprar o famoso edifício, vai ter que se satisfazer com alguma das versões extra-oficiais. E o pior é que o governo americano não pode nem reclamar da pirataria. Confira réplicas da Casa Branca pelo mundo:

Casinha Branca (foto abaixo)
Na cidade de Klagenfurt, na Áustria, o parque Minimundus exibe uma cópia idêntica do famoso edifício de Washington, com uma diferença: o tamanho. A original é 25 vezes maior do que a réplica austríaca, que está instalada bem em frente a um minicastelo alemão. No total, o parque dispõe de 150 monumentos em miniatura. (www.minimundus.at)


Vende-se (foto abaixo)
Nem a Casa Branca escapou da crise imobiliária e já foi colocada à venda. Estamos falando de uma versão de Atlanta, também nos Estados Unidos. Avaliado em U$ 9,88 milhões, o imóvel foi construído em 2001 por Fred Milani, americano nascido no Irã. Possui cinco quartos, piscina, um imenso jardim e, claro, um salão oval. (Endereço: 3687 Briarcliff Road NE, Atlanta, Georgia, EUA)

Made in China (sem fotos)
Huang Qiaoling - proprietário de um império no setor turístico e um dos homens mais ricos da China - gastou US$ 10 milhões para ter sua própria Casa Branca em Hanzhou. Ela, porém, não é a única do país: sua fachada enfeita a ala executiva no golf club Pine Valley. (http://glh.to-dream.com/golf/index.html)

Nada original: (foto abaixo)
A Casa Branca teve lá suas inspirações pelo Velho Mundo. Seu primeiro projeto foi desenhado por um irlandês, James Hoban, que se inspirou na Leinster House, em Dublin, atual sede do Parlamento (www.oireachtas.ie). Também não dá para negar as semelhanças com o Château de Rastignac, em La Bachellerie, França. Dizem que Hoban nunca esteve lá, mas poderia ter recebido um palpite de Thomas Jefferson, já que o terceiro presidente dos Estados Unidos teria visitado a Ecole Spéciale d'Architecture de Bordeaux em 1789.

0 comentários: